De acordo com a Polícia Federal, em 2023, 470 imigrantes russos pediram permissão para ficarem em Santa Catarina
Muitos russos estão deixando o país de origem para buscar qualidade de vida. E o Brasil, é o território mais procurado para essa mudança.
De acordo com o Chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal de Santa Catarina, Raffael Dutra, essas famílias escolhem o país por conta da facilidade no processo para a obtenção da nacionalidade brasileira.
“O sistema para obtenção da nacionalidade brasileira é um sistema mais simples. A legislação é muito aberta a recepção desses imigrantes no Brasil e, a partir do momento que se tem a prole brasileira, fica muito fácil obter a nacionalidade através da naturalização”, disse.
Esse é o caso da família de Daria e Vitalii Prostotina, um o casal de russos que “ama o Brasil”. Em busca de qualidade de vida, eles deixaram Moscou e escolheram Florianópolis para morar e ter um bebê.
O casal tem três filhos – Ivan, Alena e Filipp, os dois primeiros nasceram na Rússia e o mais novo, Filipp, é um russo manezinho, nasceu na Capital catarinense. A família está morando há quase um ano e meio no Sul da Ilha.
Russo Manezinho da Ilha
Quando Daria e Vitalii vieram ao Brasil, ela já estava grávida de Filipp, com 35 semanas. Ele nasceu no dia 23 de junho de 2021, no Hospital Universitário.
Daria, ao ser questionada sobre como foi a experiência de ter um filho longe de seu país, disse que “foi uma outra atmosfera”.
“Eu tive dois filhos nascidos na Rússia. Aqui, eu estava em outra atmosfera, como uma grande casa, onde as pessoas ajudam você e cuidam de você. Tudo foi mais fácil”, disse.
Processo de naturalização no Brasil
Segundo o Raffael Dutra, Chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal, o processo de naturalização no Brasil precisa de alguns requisitos; confira:
Adaptação
A adaptação no início foi um desafio para a família. No primeiro mês, era apenas eles por si, mas quando os filhos começaram a frequentar a escola, tudo fluiu. “Foram apenas dois meses para adaptação e começaram a ser nativos na língua”, disse Daria. O casal ainda não é fluente, mas consegue entender algumas palavras em português.
Para se manter, a fonte de renda continua sendo a mesma do país de origem, trabalham em home office com empresas internacionais, como a Amazon.
Motivo da mudança
Um dos motivos que fez o casal escolher Florianópolis para morar, foi a segurança e qualidade de vida.
“Moramos perto do mar. A atmosfera é muito relaxante. Pra mim, como mãe é muito mais fácil aqui, porque as crianças só precisam de chinelo, camisas, shorts e é isso. Fica durante todo o ano”, explicou Daria.
Neste momento, o casal não pensa em voltar a viver na Rússia, pois para as crianças é realmente bom viver em Florianópolis. “É seguro para minha família”, disse Vitalli. “Não sabemos o que irá acontecer no futuro. Estamos aproveitando o momento. Nós amamos estar aqui”, concluiu.
Confira a reportagem:
https://scc10.com.br/mundo/por-que-os-russos-escolhem-morar-em-florianopolis/
Comments